Preciso do seu conselho!

Olá Eng. José Martino,

Neste momento estou sem trabalho e sou ex recibos verdes, logo não tenho grandes ajudas financeiras.
Tenho dois terrenos muito diferentes. 

- Um está numa zona árida, com uma barreira de azinheiras e carrascos que protegem o vento predominante NW e N. Tenho pensado em várias opções, e pareceu me a cultura de physalis a mais interessante, terei de comprar agua, colocar em deposito e fazer sistema gota a gota. Numa área de 10X70 é possível colocar 650 plantas? Será rentável? Se 650 plantas produzirem 2,5Kg/ano terei 1.625Kg de Physalis se vender por 5euros obtenho 8.125euros/ano. A agricultura não é a minha área, preciso do seu conselho... Vale mais ficar quieta? 

- Outro terreno é um vale, na linha de água tenho 3 poços com água o ano inteiro, o terreno é alagado de inverno. Estava a pensar numa estufa de cogumelos, teria de fazer valas p drenagem. Estas valas em quadrado (circundando a estufa), numa área de 22X30. Valerá a pena???
A segunda opção por mim pensada para este terreno seria de fazer permacultura.

Agradeço muito a sua disponibilidade

Comentários:
1. Tenho muita dificuldade em acreditar que fazer agricultura em micro superfícies (700 m2 e 660 m2)  é gerador de fluxo financeiros positivos (receitas/entradas de dinheiro superiores aos custos/saídas de dinheiro) porque é preciso entrar em linha de conta com os custos de entrega e distribuição dos produtos, para além dos encargos mínimos de investimento.

2. Quem lhe irá comprar as produções? Quando paga? A que distância fica da sua exploração? - estas são algumas questões prévias que deve ter respostas concretas sob pena de se equivocar e assumir elevado risco de perder dinheiro se não tiver feito o trabalho de casa.

3. Se possível, opte por prestar serviços de mão de obra sazonal nas atividades que antevê ter mais interesse para si como empreendedor e aprenda os pormenores das operações  antes de assumir os riscos de investimento na agricultura. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM