Que tipo de cultura devo colocar aqui no Algarve e que desse algum rendimento?

Boa tarde, o meu nome é Susana e nas minhas pesquisas já fui direcionada para o seu blog algumas vezes, o qual desde já agradeço pois já me tem sido útil a esclarecer algumas dúvidas. 
Desta feita, atrevi-me a entrar em contacto consigo, pois recentemente apareceu a oportunidade de o meu pai adquirir um pequeno terreno (cerca 1800 m2) que vai ficar em meu nome, uma vez que o meu marido está ligado à agricultura e nós fazemos gosto na vida do campo e em tratar das terras. 
A minha dúvida é que tipo de cultura poderia investir, que se desse bem no Algarve (zona S.Brás de Alportel), que não precisasse muita manutenção (a terra é um pouco longe de onde eu vivo só vou lá aos fins de semana) e até pudesse ser uma fonte de rendimento extra. Eu gostava de por oliveiras, mas o meu marido pensa que não é rentável. Ele fala em manga mas eu acho que não se daria bem no terreno. Sem querer tomar mais do seu tempo, da sua experiência que árvores de fruto se dariam bem aqui no Algarve, e que até pudesse dar algum rendimento. Obrigada pela atenção

Comentários:
1- Penso que para culturas para prestar pouca atenção deverá pensar em atividades florestais.

2 -  Nas opções agricolas deve apontar para a fruticultura, a qual tem épocas do ano que não necessita de visitas, outras alturas a visita semanal será suficiente e haverá semanas que terá de ir todos os dias ou 2 a 5 vezes por semana.

3 - Questões a responder:
a) O terreno tem regadio? Se não o tem, qual o custo de o instalar? É economicamente rentável a sua implantação? Será preciso instalar baixada eléctrica ou será minimamente económico colocar paineis solares (energia fotovoltaica)?
b) Que culturas frutícolas podem ser opções? Quais as que são opções por aptidão de solo e clima?
c) Mais importante que as questões colocadas anteriormente: qual a entidade ou mercado que irá valorizar as produções? Quanto vai custar a logística da entrega dado que a superfície de cultura é de 1800 m2, provavelemente muito abaixo da superfície miníma economia de escala (será que o custo de entrega, se o ponto de receção e controlo de qualidade da OP for muito distante da parcela, não lhe irá comprometer a rentabilidade económica da atividade)?

4 - Na minha opinião, se houver condições minimas para o efeito penso que teoricamente o abacate é uma cultura muito interessante.

5 -  Ouça a opinião de um técnico após a visita ao terreno (Benjamim Machado da Espaço Visual ( 924433183

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM