Cultura tomate em estufa

Boa noite Eng. José Martino. 

..estou emigrada na Bélgica vão fazer 9 anos. Pretendo agora desenvolver um projecto que consiste na criação de uma estufa de tomates cherry e tomate sweet grape. Mas o meu objectivo para desenvolver esta estufa seria seguir um padrão de construção de estufas com base no que utilizam os agricultores aqui na Bélgica. Este sistema favorece a produção de tomate por um período mais alargado, a proteção da plantação contra o maus tempo, evita o desperdício de agua, etc. Gostava que me dissesse se o projecto lhe parece exequível e rentável no que diz respeito a custo de investimento neste tipo de sistema de produção, se me favoreceria mais o arrendamento de um terreno ou se a compra de um, visto que seria necessária a construção de um armazém que me possibilitasse a organização de toda a produção como pesagem, embalamento, etc.

Comentários:
1 - Deve avançar com o projeto se tiver uma Organização de Produtores que lhe valorize as produções. Sugiro que contate a Calcoob, Oliveira do Bairro.

2 - O projeto parece-me exequivel se além do indicado em 1, tiver um chefe de exploração competente, experiente e capaz, tiver capital para implementar e explorar o projeto e se for capaz de liderar a equipa.

3 - Recomendo que arrende o terreno pelo período temporal minímo de 15 anos, caso não seja possivel, opte pela sua compra.  

NOTA:  O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM