Recomenda pistácios para Monção?

Bom dia Sr. Engº Martino,


Hoje pela primeira vez surgiu o vosso site quando tentava localizar alguma informação sobre pistácios.

A situação é a seguinte:

Gosto muito de agricultura, de ver e aprender sobre o desenvolvimento das plantas e como infelizmente tenho problemas graves de saude, passo muitas horas em casa e tento aprender algo....

Resido em Monção e tenho vários terrenos pequenos com vinha mas não consumimos o vinho e todos os anos só temos trabalho e prejuizo.

Trabalho na Industria e penso que não tenho condições físicas para voltar a este sector. Necessito urgente de rentabilizar os terrenos que tenho e surguiu a ideia de plantar pistachia vera que segundo os artigos que li podem trazer a rentabilidade que necessito. No entanto ocupam uma área grande e existem varias espécies e levam alguns anos a produzir o fruto.

Tenho tido muita dificuldade em adquirir conhecimentos sobre estas plantações:
- Qual a especie adequada a esta zona?
- Qual a area necessaria?
- Esta arvore necessita de femeas e machos como o kiwi?
- Onde poderei adquirir estas arvores?
- Que doenças existem nestas arvores?
- Existem apoios financeiros?

Estou muito interessada na v/visita de estudo "colheita do pistácio", mas tenho uma cirurgia marcada para essa data. Se surgir uma nova oportunidade...

Agradeço desde já o tempo dispensado a este meu assunto,  mas se tiver conhecimento de alguns sites que possa consultar alem do vosso, agradecia muito...

Caso tenha alguma sugestão como tirar alguma rentabilidade a estes terrenos, area aproximada 1 hectare mas dividido em 8 terrenos, distantes entre e eles, com maus acessos, falta de água em alguns, etc.


Melhores cumprimentos

Comentários:
1 - Toda a região litoral de Portugal, incluindo Monção, não tem aptidão para a cultura do pistácio/pistacho porque tem humidade realtiva muito alta e falta de frio durante o inverno para quebrar a dormência e induzir altas produtividades e tem falta de calor de verão para que as produções tenham qualidade.

2 - A superficie miníma recomendada é de 5 ha porque é uma cultura extensiva que tira partido da estrutura de macanização do olival


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM