O que devo fazer para escolher as atividades a desenvolver no meu terreno?



Eng.º José Martino:

Bom dia.
Estive a pesquisar na net, e encontrei o seu blog, e se fosse possível desejar uma pequena ajuda, que passo a especificar:


Tenho 54 anos e não tenho experiência prática da actividade agrícola.
Recebi por herança dos meus pais um terreno com 0,9 ha, totalmente plano localizado no concelho de Azambuja (está contudo muito perto do Cartaxo), e fazendo parte na RAN. Mesmo ao lado passa um ribeiro de água. Já estive a informar-me na DGA,  e o terreno tem muito boas características em termos de aptidão agrícola; estava por isso interessado em rentabilizá-lo. 


Será que tenho de ir à DGA de Santarém para fazer o registo do terreno?
E tenho de abrir uma actividade como "empresário agrícola"?
Para além destas questões administrativas, que tipo de actividade lhe parece que poderia ser a mais indicada?O meu avô chegou a ter lá uma vinha, mas sei que para voltar a plantar tenho que ter uma licença atribuída  pela DGA/IVV...


Agradecendo desde já a atenção com esta minha questão,


Melhores cumprimentos,

Comentários:
1. O mais importante é começar por perceber quais são as culturas com maior aptidão para o seu terreno e consequentemente, qual a rentabilidade associada, calculada a partir  dos custos de investimento, produções ao longo dos anos, preço de venda dessas produções e custos de exploração em cada ano.

2. É muito importante saber previamente a quem vai vender as suas produções, pelo que, deve escolher as atividades que sejam propícias para o seu terreno e que tenham valorização pelo mercado.

3. Depois de ter decidido o que vai colocar no seu terreno deve contatar uma empresa de consultoria para o ajudar em todos os passos burocráticos e captação de ajudas públicas ao investimento.

4. Sugiro que marque uma consulta com o arq. Benjamim Machado da Espaço Visual (924433183)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM